segunda-feira, 19 de julho de 2010

Bom Líder, Bom Ouvinte

Conta-se uma velha história de um jovem que procurou o renomado
filósofo grego Sócrates, para ser instruído em oratória e discurso em
público. Ao ser apresentado ao grande pensador, desandou a falar sem
parar. A situação persistiu por longo espaço de tempo durante o qual
Sócrates não foi capaz de pronunciar uma única palavra. Ele finalmente
silenciou o tagarela colocando a mão sobre a boca dele. “Meu jovem”,
disse-lhe Sócrates, “vou ter que cobrar-lhe o dobro pelo treinamento”.
O homem reclamou: “O dobro? Por que?” Sócrates respondeu: “Porque para
fazer de você um grande líder, vou ter que ensinar-lhe duas técnicas:
em primeiro lugar, aprender a arte de refrear a língua; depois poderá
aprender a arte de usá-la corretamente!”

Bons líderes sempre são bons ouvintes. É assim que aprendem e avaliam
o que precisa ser feito. Infelizmente, uma das razões para não termos
sempre ouvidos alertas é termos a boca aberta. Alguém avaliou que, já
que Deus nos deu dois ouvidos e apenas uma boca, fomos projetados para
ouvir o dobro do que falamos!

A Bíblia afirma: “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e
tardios para irar-se” (Tiago 1.19). Se seguirmos as duas primeiras
partes deste versículo, a terceira virá naturalmente. Quando estamos
prontos para ouvir (dispostos a escutar e entender o que está sendo
dito) e somos tardios para falar (cautelosos para não falar
prematuramente), também somos tardios para irar-nos (manter as emoções
sob controle e reagindo de modo apropriado). Estudos revelaram a
existência de quatro estilos básicos de ouvinte:

1. Ouvinte julgador. É o que já tomou decisão e não quer ser
confundido pelos fatos. Ele é crítico, negativo e preconceituoso.
Estudos mostraram que 17% das pessoas se encaixam nessa categoria.

2. Ouvinte interrogador. É o que imagina que ser bom ouvinte é
disparar uma série de perguntas à pessoa que está falando. Perguntas
são importantes numa conversa. Mas interromper com perguntas aborrece.
De acordo com pesquisas, 26% das pessoas usam essa abordagem.

3. Ouvinte conselheiro. Mais pessoas – 35% – se encaixam aqui. Ouvem
apenas o suficiente para fazer uma avaliação e, então, passam a fazer
exatamente o que pretendiam: oferecer conselhos não solicitados. Elas
na verdade não ouvem. Não se concentram em tudo o que está sendo dito;
ouvem o suficiente para poder responder.

4. Ouvinte empático. Este estilo é usado apenas por 22% das pessoas,
mas é de longe o mais eficiente. Ouve-se para capturar o sentimento de
quem está falando e não apenas as suas palavras. Presta-se atenção ao
tom de voz, expressões faciais e linguagem corporal – sinais não
verbais. Nesta semana, tente ouvir com os olhos e não apenas com os
ouvidos. Você pode aprender algo novo!

Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Você conhece alguém que é um bom ouvinte? Quais são, em sua
opinião, as características de um bom ouvinte?
2. Concorda que “bons líderes sempre são bons ouvintes’? Por que?
3. Como uma pessoa pode tornar-se um ouvinte melhor? Que passos podem
ser adotados para melhorar essa habilidade?
4. Analisando as categorias de ouvintes, em qual você se encaixa
melhor? Você está satisfeito com seu estilo? Caso não, o que precisa
fazer para mudar e melhorar sua capacidade de liderança?

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